CONTEMPLAR A FORÇA



Quase 3 anos depois, finalmente coloco estas senhoras no lugar idealizado há já algum tempo, para serem vistas e admiradas. Apaixonei-me logo por estes quadros. Comprei-os na Feira de Artesanato de Luanda, com a intenção de trazer mais um pouco daquela terra que tanto me deu, tanto me ensinou, tanto me marcou.

Representam mulheres guerreiras, sofridas, nutridas de uma força e resiliência herculeanas. Mulheres que do nada fazem tudo. Mulheres que trabalham o dia inteiro a vender na rua, sob um Sol escaldante, para ganhar o suficiente apenas para a refeição do dia. Aqui não há o amealhar e sobrar dinheiro. No dia seguinte, recomeçam tudo de novo. Com um filho pela mão e um bebé nas costas.

Mulheres de garra, de fibra. Para elas não existe a palavra desistir. Desistir significa o Fim. Para elas e para os seus filhos. Admiro-as até ao infinito. Relembram-me sempre que devo relativizar o meu queixume sobre a dificuldade da Vida. Dificuldade o caraças!

Estas mulheres são extraordinárias. E agora, posso absorver delas a sua força. Basta contemplá-las...

Sem comentários:

Enviar um comentário