TÉCNICAS DO COACHING - A LINHA DO TEMPO

Créditos: noticias.universia.com.br

O Coaching é uma ferramenta de mudança interior muito eficaz, basta para isso que estejamos no ponto de querermos promover a mudança. O Coaching ajuda no "como" lá chegar.

No decorrer da relação Cliente-Coach vai-se aferindo o que de facto é necessário reestruturar, reconhecer ou interiorizar, utilizando-se para isso várias técnicas específicas. A Linha do Tempo é uma delas.

Quem já não sentiu dificuldades em visualizar a sua vida a médio ou longo prazo? Definir onde queremos estar ou ser num prazo de 5, 10 ou 20 anos requer que saibamos exactamente em que ponto da nossa vida estamos actualmente e o que temos de fazer para alcançar o objectivo definido. Muitas vezes não é o "quê", mas o "como" que nos bloqueia...

A Linha do Tempo é uma ferramenta extraordinariamente simples, mas muito poderosa. Porque nos permite visualizar, textualmente, o caminho a percorrer para chegar à almejada meta. 

O formador que ministrou o curso de Certificação de Coaching no qual eu me graduei como Coach certificada utilizou materiais bem simples e que para mim também funcionam na perfeição: com recurso a folhas A4 e uma caneta de feltro, o cliente é convidado a escrever numa folha o seu objectivo a longo prazo, seja a 5, 10 ou 20 anos (no primeiro contacto do cliente com esta ferramenta é aconselhável definir prioritariamente objectivos a 5 anos). A partir dessa folha  - por exemplo "em 2020 mudei de emprego" - o Coach vai ajudando o cliente a recuar a partir dessa data e a perceber o que irá acontecer e de que recursos precisa, em cada ano, para potenciar o alcance desse objectivo, até ao presente. Para cada ano há uma folha A4 e nelas são escritos os recursos que o cliente entende como necessários. Todas as folhas são colocadas em linha para que o cliente visualize a sua jornada que, se ele quiser, se inicia já naquele momento. Porque tudo o que for colocado naquelas folhas são recursos que o cliente possui, são competências que ele domina, são capacidades e poderes intrínsecos a si que provavelmente, até aquele momento, não se tinha dado conta que tinha.

No curso de certificação de coaching aprendi logo no primeiro dia que só compreenderemos totalmente uma técnica se a experimentarmos e experienciarmos. Eu fui a formanda escolhida para exemplificar a técnica da Linha do Tempo à restante turma. O objectivo que estabeleci na altura em 2009, foi em 2014 ter três filhos e viver numa casa térrea com jardim. Porque com esses elementos na minha vida eu visualizava-me feliz...

E desde esse dia que, apesar de nem sempre acreditar e de nem sempre me sentir merecedora, no meu interior forças, atitudes, tomadas de consciência e reestruturações de paradigmas se conjugaram para me conduzir ao dia de hoje: em 2014 nasceu o meu terceiro filho e desde setembro de 2015 vivo numa casa térrea com um jardim, se bem que pequenino. Mas é um jardim!

A vida dá muitas voltas e nem sempre temos a certeza de que estamos a rumar na direcção certa. Mas se tomarmos consciência clara e absoluta do que queremos, se nos rodearmo-nos dos recursos que temos à disposição e se acreditarmos de que somos merecedores, chegaremos lá. 

E o Coaching e a Linha do Tempo podem ajudar...

Sem comentários:

Enviar um comentário