Cérebros activos e despertos para que vos quero!

O ano lectivo em Angola só inicia em Fevereiro. Ainda não tinha começado a encher malas para viajar e já pensava - todos os dias - em como iria ocupar o tempo dos miúdos e zelar pela minha sanidade mental enquanto a escola deles não iniciasse. Não haja dúvidas: eu adoro os meus filhos! Mas estar 24 horas por dia todos os dias em casa, com eles sem nada para fazer, é pedir para andar à estalada ao fim de uma hora depois de acordarem. 

E por mais tentador que seja para mim deixá-los perderem-se nas suas actividades favoritas: ver televisão, jogar no tablet e implicarem uns com os outros, tenho esta mania de não deixar o cérebro deles estupidificar... Logo, sobra para mim.

Foi-me aconselhado fazer um planeamento semanal com eles. Planear o que iriam fazer e em que parte do dia. Sabendo de antemão o que vão fazer, os miúdos sentem-se mais seguros. E rotina-se um pouco os dias, algo que também traz segurança - logo tranquilidade - às crianças. E aqui a mamã fica mais descansada.

O plano concretizou-se num quadro (um pouco tosco é certo, mas serve perfeitamente o objectivo proposto!) e nele dividir os dias, e em cada dia, a manhã e a tarde. 

Em cada manhã a criançada leva com a mamã-professora, que com eles desenvolve actividades e projectos adaptados a cada faixa etária (sim, ainda por cima tenho de ter essa variável em consideração no momento de escolher o projecto a desenvolver em cada dia...). Um dia são trabalhos manuais, outro dia fichas de matemática, outro dia fazer um bolo, enfim, as possibilidades são imensas e, até agora, ideias e sugestões não têm faltado.

Da parte da tarde os miúdos têm a mamã-mamã: aquela que cozinha, limpa, aspira, passa a ferro, passa raspanetes, dá mimos só porque sim... e eles podem, com regras acordadas previamente, ver televisão e jogar tablet. E após digestão do almoço feita, podem dar uns chapinanços na piscina insuflável (entretanto adquirida precisamente para ocupar saudavelmente o tempo dos miúdos e graúdos), brincar no pátio, fazer corridinhas... Na parte da tarde não há actividades programadas, os miúdos podem brincar como lhes apetecer. Só não podem arrancar olhos a ninguém - e a vitima fazer  depois queixa. Isso não, é aí que traço os meus limites!

Nem sempre consigo fazer tudo o que estava planeado. E há dias em que não me apetece fazer seja o que for com os miúdos. Mas vamos testando, testando, testando. 

Aqui ficam os registos da primeira actividade feita pela criançada, um marcador de porta:

Artista: a filha mais velha
Autoria: a filha do meio
Autoria: filho mais novo (com uma pequena ajuda da mamã...)

Sem comentários:

Enviar um comentário