Nascer antes do tempo para ensinar

Vi no outro dia numa rede social um video que mostrava a evolução, durante um ano, de um bebé nascido prematuro. Tinha nascido 4 meses antes da data ideal...

Esta realidade é-me próxima não porque eu tenha passado por isso com algum dos meus três filhos, mas porque a uma pessoa muito próxima de mim isso lhe aconteceu. Estava já eu em Angola. Sem possibilidade de correr imediatamente para junto dela e a ajudar a lidar com esse momento. Sem possibilidade de lhe poder limpar as lágrimas e a amparar no meu colo.

Acompanhei as suas angústias ao longe. Através de mensagens trocadas. Através do sentir do seu coração. Através das milagrosas fotografias que me enviou.

Talvez por tudo isso eu não consiga imaginar como será ser mãe antes do tempo. Como será ter planeado e gerido expectativas tendo em conta de que as coisas iriam decorrer de uma certa forma e dentro de um certo tempo e depois, de repente e sem que nada o fizesse prever, o mundo desaba à nossa frente e o nosso bebé, antes protegido dentro da nossa barriga, está agora cá fora a correr potencial perigo de vida. 

Não consigo imaginar como se consegue lidar com as ansiedades de saber que por ter nascido prematuro, o nosso bebé pode ficar com mazelas a nível neurológico e/ou físico.

Não consigo imaginar como se consegue arranjar forças para, apesar da profunda aflição e terror sentido por se saber que o nosso bebé luta pela sua vida, olharmos para ele na incubadora, cheio de tubos e fios, e ainda assim nos conectarmos imediatamente a ele e sabermos logo ali - logo ali - que um amor incondicional e inesgotável brota do nosso coração na sua direcção. E que o nosso bebé  o recebe e o sente a cada palavra de amor sussurrada, a cada miminho dado na sua mão minúscula, a cada caricia feita na sua cabecinha quase totalmente tapada por ligaduras.

A estas mães e pais que passam por todo este sofrimento a minha vénia: são pais/mães-coragem! A partir desse momento, e embora possam não o sentir no imediato, revelaram que são mais fortes do que alguma vez poderiam imaginar, são mais resilientes do que acreditavam ser e têm mais amor nos vossos corações do que achavam sentir - amor incondicional e infinito!

A estes bebés-milagre a minha admiração: tão pequeninos mas a manifestarem desde logo a vossa grandeza, pois a vinda antecipada não foi mais do que uma lição de coragem para vocês, mas principalmente para os papás que vocês escolheram.

Todos vocês são Heróis!

Porque tudo acontece por uma razão. E em tudo o que nos acontece, retiramos sempre aprendizagem, força e resiliência. Mesmo que não o sintamos no momento. Mas assim é. 

E sim Amiga, este texto é para ti. Porque te admiro muito!

Quem quiser visualizar o video que inspirou este texto pode aceder aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário