NATAL RADICAL

Este Natal vai ser radicalmente diferente de todos os anteriores vividos nesta minha existência por cá. 

Durante anos, não lhe dei grande importância. Dinâmicas familiares complexas e a consequente gestão emocional das mesmas quase sempre inadequada, premiavam, com alguma tristeza vazia, a noite de Natal.

Mas desde o primeiro Natal com a primogénita nos braços... e todos os outros que se seguiram, abrilhantados com os três pedaços do meu coração a vibrar com as luzes da árvore de Natal, a rir, a gargalhar, a comer aletria e leite-creme, a assustarem-se com a presença do Pai-Natal na sala, a desconfiarem que se calhar é o avô que ali está e não o verdadeiro Pai-Natal, a perguntar de 5 em 5 minutos se já é meia-noite, a abrirem sofregadamente as suas prendas... que reconheço a verdadeira essência do Natal e o celebro, com alegria pura, no coração.

Este ano... este ano não vou ter alguém a desconfiar se o Pai-Natal na sala é real. Não vou responder de 5 em 5 minutos que não, ainda não é meia-noite. Não vou empilhar brinquedos e dizer que têm de ir para a cama porque têm tempo de explorar os brinquedos novos no dia seguinte. Este ano não.

Este ano não... 

Mas este ano... o outro Lado Certo que a mim veio ter, vai estar comigo. A segurar-me a mão. A sossegar-me o coração. A limpar-me as lágrimas. A acalmar-me a Alma e a impedir que a tristeza se aloje dentro de mim.

Será um Natal diferente. Ainda estou a perceber como o viver. Ainda estou a integrar que a Dor sentida não me vai engolir... Ainda estou a sentir que me falta um pedaço de mim.

Mas este ano... não vou cair. A mão que a minha segura está mesmo ao meu lado. A sussurar-me: "estou aqui". 

E guardo em mim, de forma indelével e inequívoca, esta certeza: o Universo sabe, sempre, o que faz...

Sem comentários:

Enviar um comentário