aceitar ajuda: fácil ou dificil?

Créditos: blinkofamoment.com

Muitos de nós sentem que têm de saber tudo. E de fazer tudo, sem ajuda. Só assim, acreditamos nós, seremos reconhecidos e aceites pelos nossos pares. Não saber tudo é falhar. Não conseguir fazer tudo é ser incompetente. Temos de ser excelentes pessoas, maravilhosos maridos/esposas, irrepreensíveis pais, adoráveis filhos. E o caminho é sempre para a frente, nem pensar em olhar para o lado e refletir sobre a direção que estamos a tomar!
 
Porque todos somos merecedores dos nossos sonhos (todos somos merecedores!), a Vida encarrega-se de nos colocar à prova, para aferir se estamos conscientes de nós, de quem nos rodeia, e do rumo que estamos a escolher para a nossa vida.
 
E lá aparecem os desafios (os problemas, dirão os pessimistas...) para nos testar, uns mais fáceis de resolver, outros sem duvida bem mais complicados e difíceis. E nesta altura, um dos recursos fundamentais que podemos utilizar é a ajuda de terceiros. Opção pacifica? Infelizmente não.
 
Para muitos de nós, e reforçando o que já referi anteriormente aqui, pedir ajuda é assumir o fracasso pessoal; e para alguns tal possibilidade é tão inaceitável que não o conseguimos fazer. E paralisamos. 
 
Quem nos rodeia e nos ama incondicionalmente, com todas as nossas "falhas" e "defeitos", sabe intuitivamente quando não estamos bem e quando é a altura de oferecer ajuda. E de bom grado e coração aberto a oferece, sem cobranças nem julgamentos. Mas aceitá-la pode ser mais difícil do que parece... se aceitamos esta ajuda, estamos a mostrar algo que tanta energia gastamos a esconder; e após tanta energia gasta, vamos agora "deitá-la fora"?!? Depois, temos ainda o embaraço e o sentimento de vergonha - andamos a fingir algo que não somos, que não temos, que não conseguimos... e temos medo dos juízos de valor, das acusações, do despeito... 
 
Quem nos quer bem oferecerá ajuda porque gosta de nós e deseja o nosso melhor. E sabe perfeitamente que não somos super-heróis - nunca fomos, nunca seremos, nem nunca devemos desejar ser - super-heróis só nos livros de banda desenhada e mesmo esses têm companheiros de aventura com quem partilhar desafios!
 
Por isso, concedam-se a permissão de aceitar a ajuda oferecida - vem por bem, com amor e pode mudar vidas - de quem recebe e de quem oferece!

Sem comentários:

Enviar um comentário