Q.I. EMOCIONAL


Em 1998, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman referiu-se à inteligência emocional como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. A pessoa, por conseguinte, é inteligente (hábil), para gerir os sentimentos. 

Considera-se actualmente que a inteligência emocional é muito mais importante que a inteligência intelectual, na determinação do grau de sucesso na vida pessoal e profissional.

Infelizmente, muita boa gente ainda não integrou isto. Nem está para aí alinhada. Estudaram, têm o "canudo", mas sabem muito pouco. Da Vida. Têm bons empregos, salários interessantes,  mas querem sempre mais. O quê, não conseguem identificar. Gostam de se rodear de um círculo social grande. Mas não confiam em quase ninguém. As relações de amizade são quase sempre superficiais. Não dedicam muito tempo a compreender o outro. E quando o fazem, existe sempre um interesse pouco altruísta a mover essa acção.

Pessoas com quoficientes de inteligência emocional baixos carecem de empatia (capacidade cognitiva de sentir o que o outro está a experienciar), desfocam-se frequentemente das suas emoções e dedicam tempo a apontar responsáveis pelas dificuldades sentidas na sua vida: a culpa é sempre do outro, não sua - desresponsabilização total pelas suas acções e assunção do papel de vitimas.

Estas pessoas têm tudo para ser felizes. Mas porque não desenvolvem este quoficiente emocional, vivem permanentemente insatisfeitas. E quem com elas convive de perto, também. 

No que a mim diz respeito, iniciei há já algum tempo um trabalho de limpeza brutal. Não pretendo ter  por perto pessoas que não me querem bem ou que não me acrescentam. Energeticamente consigo identificá-las, quase instantaneamente.

A Vida é muito curta, muito curta mesmo... Cada um de nós tem o seu próprio processo evolutivo. Pelo qual é inteiramente responsável. E se nos dedicarmos a esse processo, ou seja, se nos dedicarmos a nós... o retorno é enorme. E transborda maravilhosamente para todas as áreas da nossa vida. 

Só é preciso acordar... levantar... e dar o primeiro passo. Para ser Pleno...

Sem comentários:

Enviar um comentário